Armas e ferramentas na pré-história

A capacidade de imaginar, transformar matérias primas e criar ferramentas é uma das características que nos distingue da maioria das outras espécies. A caça, a recoleção, a construção de estruturas de abrigo, a necessidade de fazer fogo e todas as outras actividades que fomos desenvolvendo ao longo dos milénios, foram acompanhadas pelo desenvolvimento das mais variadas ferramentas.

    

A madeira, o osso, a pedra e as fibras naturais, constituíram a matéria usada no fabrico das primeiras ferramentas. Mais tarde, o desenvolvimento de tecnologias como a torção de corda ou a produção de colas resinosas, foram permitindo o desenvolvimento de ferramentas mais complexas e eficazes. 

Contudo, uma das tecnologias mais importantes e transversais ​é a do trabalho em pedra (talhe e polimento). É o elemento mais dominante na cultura material que sobreviveu até aos nossos dias e serviu de base para a definição de todos os períodos da pré-história: o paleolítico (antiga idade da pedra), o mesolítico (média idade da pedra), o neolítico (nova idade da pedra) e o calcolítico (idade da pedra e do cobre). 

     

Todas as nossas reproduções são realizadas com o recurso às diferentes técnicas usadas nestes períodos como o talhe e o polimento sobre pedra (sílex, chert, anfibolito, etc.), trabalho sobre madeira, couro, osso e chifre, fibras naturais torcidas à mão (trovisco, tendão, etc.), produção de colas resinosas (resina de pinheiro e cera de abelha, resina de bétula, etc.), entre outras.

Sombra Legível Lda (dententora da marca registada Ebora Megalithica)

eboramegalithica@gmail.com | +351 266 782 069

Rua do Cromeleque, Centro Interpretativo dos Almendres, Guadalupe, Évora  7000 - 222 (Alentejo, Portugal)