top of page
tri2hoxUntitled-1.png

Workshops

Leccionadas Por arqueólogos ou outros técnicos especializados em património, utilizando os materiais e técnicas originais 

Cerâmica Manual

tri2man45Untitled-1.png
Cerâmica Manual

Neste Workshop irá aprender sobre a teoria, a prática e o contexto arqueológico da cerâmica manual (feita sem roda de oleiro), culminando com a modelagem, decoração e cozedura da sua própria reprodução pré-histórica. 

 

A importância da cerâmica para a arqueologia e o estudo da pré-história prende-se com o facto de esta - em conjunto com a pedra - consubstanciar a maioria da cultura material que sobreviveu ao passar dos milénios. Pode fornecer informação importante sobre as técnicas de produção, a origem das matérias primas e os seus diferentes usos. 

 

É um dos primeiros materiais não naturais criados pela Humanidade e resulta da combinação de argila e elementos não plásticos (como fragmentos de quartzo, de osso, de conchas,  ou de matéria vegetal) numa pasta que é modelada, seca e posteriormente cozida a altas temperaturas (acima dos 650 º C) - um processo que provoca uma alteração química na pasta modelada e que a transforma num material muito mais resistente e impermeável. 

Neste workshop terá oportunidade fazer a sua pasta, modelar e decorar uma ou várias reproduções pré-históricas que ficarão para si, após a cozedura. A cerâmica leva por norma cerca de duas semanas a secar (após a sua modelagem) antes que possa ser cozida. Após a secagem as suas peças serão incluídas numa das soengas que fazemos regularmente no Centro Interpretativo.

Venha Fazer a sua própria Cerâmica Pré-histórica!

  • Local: Centro Intepretativo dos Almendres

  • Duração: cerca de 2 horas

  • Idiomas: Português, Espanhol ou Inglês

  • Nº min. de 3 px (ou valor equivalente) e máx. de px: 8 pessoas por workshop

  • Horários: Manhã (10h às 12h); Tarde (14h a 16h)

  • Custo: 30€ por pessoa (50% de desconto para crianças até aos 12 anos)

  • NOTA: Cada participante pode levar consigo as peças que produzir ou recolhê-las algumas semanas mais tarde no CIA, após a sua cozedura (ou recebê-las por correio em sua casa).

Cerâmica: Pedido de Reserva
tri2man45fletchUntitled-1_edited.png

Talhe de Pedra

Talhe de Pedra

O fabrico de ferramentas e utensílios em pedra é um dos ofícios mais antigos da Humanidade. Durante a maioria da nossa existência - cerca de três milhões de anos - o domínio desta habilidade foi vital para a nossa sobrevivência  Era o suporte usado na maioria das armas de caça e nas ferramentas para a recoleção, o processamento de peles e fibras vegetais, no abate de árvores e na construção de estruturas. 

 

É o elemento mais dominante na cultura material que sobreviveu até aos nossos dias e serviu de base para a definição de todos os períodos da pré-história: o paleolítico (idade da pedra antiga), o mesolítico (idade da pedra do meio), o neolítico (nova idade da pedra) e o calcolítico (idade da pedra e do cobre). 

   

Neste workshop irá conhecer a teoria, a prática e o contexto arqueológico do talhe de pedra. Esta é uma técnica que leva muitos anos a aprender e dominar pelo que iremos começar por uma das peças mais comuns e simples: uma ponta de seta feita a partir de uma lasca de sílex. 

 

Para além do talhe da ponta vamos também falar sobre (e trabalhar) as colas, ataduras, madeiras e penas utilizadas na elaboração das setas durante a pré-historia. Todos os participantes irão no final montar a sua própria seta com todos os elementos e ter a oportunidade de a disparar com um arco Neolítico. 

Venha Fazer a sua própria seta Neolítica!

  • Local: Centro Intepretativo dos Almendres

  • Duração: cerca de 2 horas

  • Idiomas: Português, Espanhol ou Inglês

  • Nº min. de 3 px (ou valor equivalente) e máx. de px: 8 pessoas por workshop